Ser Voluntário é darmos o que tivermos dispostos a dar. Cada voluntário dá o que quer. Seja:
- tempo para uma sessão fotográfica
- Tratar dos cães e/ou gatos
- Ajudar nos resgates
- Montar um novo brinquedo/passatempo para os nossos meninos
- Organizar ações de sensibilização
- Ajudar numa recolha de bens
- Ajudar nas vendas e/ou angariação de fundos
- Ajudar na captura de CED e em toda a logística
- Ajudar monetariamente ou com donativos
- Apenas miminhos! Tão importante para eles!
- Toda e qualquer ajuda é bem vinda! Diga só como quer ajudar
A PatudosVagos - Associação tem neste momento 2 abrigos. Um em Santo André de Vagos e outro na Gafanha da Nazaré. Ambos ainda em obras!
O trabalho voluntário contribui para que os animais tenham melhor qualidade de vida.
O voluntariado não é um emprego ou trabalho rígido, por isso exclui-se qualquer tipo de contrato formal. Não obstante, o compromisso, o empenho e a assiduidade, são requisitos fundamentais. A organização e gestão dos recursos existentes é realizada pelos membros da direção da associação e é muito importante para um bom funcionamento estrutural. Os trabalhos realizados pelos voluntários para ajudar, não devem ser tomados como uma obrigação, mas sim vistos como um tempo de satisfação, dedicação e de saudável convívio.
- O trabalho como voluntário é extremamente gratificante, sem dúvida, mas pela incapacidade em resolver com sucesso todos os casos reportados, pode ser esgotante, já que, infelizmente, os casos de abandono e maus-tratos acontecem todos os dias.
- Os animais mais tímidos, assustados e/ou portadores de alguma deficiência precisam e merecem a nossa redobrada atenção.
- Nunca esquecer que a base do sucesso do trabalho de equipa está em saber respeitar as diferentes sensibilidades e opiniões.
Regras de boa conduta:
Quem deseja fazer voluntariado na PatudosVagos - Associação é porque gosta de animais e deve ter consciência que está a fazer de livre vontade. Não sinta que tem de saber tudo e, como tal salientamos algumas regras:
- É a falar que as pessoas se entendem. Por isso fale, pergunte e acima de tudo, escute os outros voluntários mais experientes.
- Siga as regras. Se não tem a certeza se pode ou não fazer, não faça. As regras existem todas por algum motivo e na sua maioria estão relacionadas com a segurança dos patudos.
- Nunca se comprometa com algo que não consegue cumprir. O trabalho de voluntariado é um trabalho de equipa. Se, por algum motivo não puder comparecer, seja em qualquer compromisso que tenha com a PatudosVagos - Associação, deverá comunicar com a maior antecedência possível.
- A entrada/aceitação de animais é sempre sujeita a aprovação pela Direção da Associação.
- Sempre que tiver uma ideia inovadora e de melhoria para os animais ou para as Instalações, pode partilhar connosco.
- Todos os voluntários têm acesso aos nossos grupos onde partilhamos ideias e organizamos o dia a dia.
Se isto vos faz felizes, apareçam!